Ajuda v.1.0

 

Sumário

 

Configurando o Internet Explorer para utilizar o sistema

Acessando o Sistema Integrado de Convênios

Alterando seus dados e sua senha

Comunicando-se com o Gestor do sistema

Consultando e imprimindo o CRMC

Consultando um Convênio

Utilizando a Barra de Menu

Utilizando a Barra de Menu – Caixa de Entrada

Utilizando a Barra de Menu – Administração

Utilizando a Barra de Menu – Convênio

Utilizando a Barra de Menu - Ajuda

Utilizando a Barra de Menu - Fale Conosco

Utilizando a Barra de Menu - Sair

Saindo do Sistema

Cadastrando e elaborando um Convênio

 

 

Configurando o Internet Explorer para utilizar o sistema

 

Abrir o Internet Explorer.

 

 

Acessando o Sistema Integrado de Convênios

 

Utilizar o Internet Explorer para acessar o Portal de Convênios em: www.convenios.sp.gov.br

 

 

Alterando seus dados e sua senha

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

“Alterar Cadastro”: Possibilita ao usuário alterar seus próprios dados cadastrais.

“Alterar Senha”: Possibilita ao usuário alterar sua própria senha de acesso.

 

 

Comunicando-se com o Gestor do sistema

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

 

Consultando e imprimindo o CRMC

 

Para usuários que utilizam o sistema apenas para consulta / impressão do CRMC:

 

ü          Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

ü          Após a autenticação no sistema será exibida uma tela para pesquisa de Prefeitura possibilitando a consulta e impressão do Certificado de Regularidade do Município para celebrar Convênios – CRMC - ou Documento de Irregularidades Encontradas, conforme o caso.

 

Para demais usuários:

 

ü          Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

ü          Após a autenticação no sistema clicar no item de menu “Convênio / Imprimir CRMC”, será exibida uma tela para pesquisa de Prefeitura possibilitando a consulta e impressão do Certificado de Regularidade do Município para celebrar Convênios – CRMC - ou Documento de Irregularidades Encontradas, conforme o caso.

 

 

 

 

 

 

 

Atenção: Caso ocorram problemas ao abrir a nova janela que exibirá o CRMC ou o documento de Irregularidades Encontradas, será necessário verificar se o software “Adobe Reader” está instalado no computador.

 

 

Consultando um Convênio

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

Após fazer a autenticação no sistema será exibida a tela “Caixa de Entrada” ou a tela “Pesquisar Convênios”, conforme o perfil de acesso do usuário, clicar na aba “Pesquisar Convênios”, se for o caso.

 

Será exibida tela de Pesquisa com vários “filtros”:

 

 

A pesquisa pode ser realizada por Secretaria, Regional, Tipo de Solicitação, Tipo de Entidade, Número do Processo, Situação, Processo Aguardando Pagamento, ou combinando algumas destas opções. As opções Secretaria e Regional estão vinculadas ao perfil de acesso do usuário.

 

Resultado de uma pesquisa:

 

 

 

 

Ao clicar sobre o botão “Obs.”, será exibida uma nova janela contendo todas as observações inseridas para aquele convênio.

 

 

Ao clicar sobre o link do Número do Processo, será exibida uma nova janela contendo todas as informações do convênio inseridas em cada passo pelo qual o mesmo já passou, bastando clicar sobre o sinal “+” para visualizar os detalhes.

 

 

 

 

Utilizando a Barra de Menu

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

A Barra de Menu é exibida logo após a autenticação do usuário no sistema, localiza-se logo abaixo do título do sistema.

 

Os itens da Barra de Menu são exibidos conforme o perfil de acesso do usuário, e podem ser:

 

 

 

 

Utilizando a Barra de Menu – Caixa de Entrada

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

Será exibida a tela “Caixa de Entrada” do usuário, nesta interface serão exibidos todos os Convênios classificados por situação, conforme o perfil de acesso do usuário. Esta é a principal tela de navegação do sistema.

Os convênios são relacionados e agrupados na situação em que se encontram; para cada situação é exibida a quantidade de convênios.

 

 

 

Utilizando a Barra de Menu – Administração

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

Na opção Administração – Usuário - serão exibidos dois itens:

 

 

Utilizando a Barra de Menu – Convênio

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

Nesta opção de menu serão exibidos os itens abaixo, conforme o perfil de acesso do usuário, eles permitem efetuar operações para um ou mais convênios simultaneamente:

 

 

Utilizando a Barra de Menu - Ajuda

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

Exibe uma ajuda descritiva ao usuário, permitindo a navegação por tópico.

 

 

Utilizando a Barra de Menu - Fale Conosco

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

Possibilita o usuário comunicar-se com o Gestor do sistema.

 

 

Utilizando a Barra de Menu - Sair

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

Encerra a comunicação do usuário com o sistema, opção utilizada para sair do Sistema Integrado de Convênios, retornando à tela de autenticação.

 

 

Sai ndo do Sistema

 

 

 

Cadastrando e elaborando um Convênio

 

Acessar o Sistema Integrado de Convênios.

 

Após fazer a autenticação no sistema, será exibida a tela “Caixa de Entrada”, ou a tela “Pesquisar Convênio”, ou ainda a tela para consulta/impressão do CRMC, conforme o perfil de acesso do usuário. Clicar na aba “Caixa de Entrada”, será exibida a tela “Caixa de Entrada”, clicar no link “Incluir Novo Convênio”, será exibida a tela “Informações Básicas” do convênio, permitindo a digitação dos respectivos dados. Os campos sinalizados por um asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório para a inclusão do Convênio.

 

 

 

Entendendo o Menu do Convênio

 

O Menu do convênio é montado de forma dinâmica e pode conter até 4 blocos, dependendo da situação:

 

Navegação

Possui a opção “Detalhes do Convênio”, ao clicar nesta opção será exibida uma nova janela contendo todas as informações do convênio inseridas em cada passo pelo qual o mesmo já passou.

 

Cadastros

Possui todos os passos vinculados à situação atual do convênio (Em Cadastramento, Elaboração da Minuta, etc.), ao clicar sobre um dos passos será exibida a respectiva tela para preenchimento (Informações Básicas, Documentos Recebidos, etc.).

 

Outras Opções

Permite inserir/consultar “Observações do Convênio”, ir para a “Caixa de Entrada”, e demais opções.

 

Fluxo de Trabalho

Permite preencher os Despachos a serem enviados a outras áreas, bem como dar encaminhamento do processo para a próxima fase do fluxo de trabalho, ou retorná-lo à fase anterior.

 

Entendendo os Ícones utilizados no Menu do Convênio

 

Exibido ao lado direito do passo; indica que o mesmo ainda não foi realizado/preenchido.

 

Exibido ao lado direito do passo; indica que o mesmo está preenchido, mas contém inconsistências.

 

 Exibido ao lado direito do passo; indica que o mesmo está preenchido corretamente.

 

Importante: Somente após todos os passos exibirem o ícone de um cheque verde , será possível usar as funcionalidades do Fluxo de Trabalho.

 

 

Descrição dos Passos

 

 

Informações Básicas

 

Regional: Nome da divisão regional.

Tipo de Solicitação: Natureza da solicitação.

Município: Nome do município.

Entidade: Nome da entidade.

Processo Número:O mesmo.

Objeto:

Programa de Trabalho

            Programa de Trabalho: Escolher a Unidade de despesa do órgão.

            Valor do Estado: Recursos provenientes do Estado.

Ofício de Solicitação: Número do ofício de solicitação de recursos.

Número do Registro no SDM: Número do registro no Controle das Demandas e Atendimento aos Municípios.

Data da Autorização Inicial: Data em que foram autorizados os recursos.

Valor da Autorização: Valor autorizado pelo Estado.

Data de Entrada na Secretaria: Data de recebimento dos documentos da Prefeitura/Entidade.

Contrapartida: Valor da contrapartida do município.

Total do Convênio: Soma do valor do estado e contrapartida.

Resumo da Descrição do Objeto: Síntese do objeto.

Descrição do Objeto: Descrição do objeto detalhada.

 

 

Informações Complementares

 

- Informações do Gestor e Assistente Técnico

Gestor Nome: Nome do responsável da Prefeitura / Entidade pela prestação de contas.

Gestor Profissão: Nome da profissão do Gestor.

Gestor Registro: Número do CRC.

Assistente Técnico Nome: Nome do responsável da Prefeitura / Entidade pela obra/ação.

Assistente Técnico Profissão: Nome da profissão do Assistente.

Assistente Técnico Registro: Número do CREA.

- Conta Bancária Vinculada ao Convênio

Banco: Número do banco.

Agência: Número da agência.

Conta: Número da conta bancária.

Cidade: Nome da cidade onde está localizado o banco.

Telefone: Número do telefone da agência bancária.

- Outros dados

Vigência do Convênio: Número de dias de vigência do convênio.

Nº da Lei: Número da lei municipal que autorizou a celebração do convênio.

Data da Lei: Data de assinatura da lei.

Destinação da Lei: Descrição do objeto que autoriza a Prefeitura / Entidade a firmar convênios.

 

 

Documentos Recebidos

 

Situação da Documentação: Indica se a documentação foi recebida ou não.

Data de Recebimento (1ª Remessa): Data da entrada da documentação.

Documento: Título do documento.

Situação: Indica se o documento foi recebido ou não

Data Recebimento: Data de chegada do documento na Secretaria.

 

- Botões

Solicitar Documentos: Envia correio à Prefeitura / Entidade solicitando documentos.

Histórico de Solicitações: Exibe informações sobre as solicitações já efetuadas.

 

 

Parcelas do Convênio

 

Parcela: Número da Parcela.

Valor: Valor da Parcela.

 

 

Serviços a Executar

 

Serviço: Nome do serviço que será executado.

Qtde Física: Quantificação dos serviços.

 

 

Informações para Elaboração da Minuta

 

Possui informações complementares para a elaboração da Minuta.

As informações necessárias a este passo são variáveis, pois o conteúdo da Minuta depende do tipo de solicitação.

 

 

Parecer

 

Texto livre.

 

 

Elaboração da Minuta

 

Possui informações complementares para a elaboração da Minuta.

São exibidas as informações inseridas em passo anterior (Informações para Elaboração da Minuta), podendo ser atualizadas; estas informações são variáveis, pois o conteúdo da Minuta depende do tipo de solicitação.

Possibilita a impressão da Minuta. Caso ocorram problemas ao abrir a nova janela que exibirá a Minuta, será necessário configurar a segurança do navegador internet.

 

 

Despacho

 

Texto livre.

 

 

Vistoria

 

- Selecionar a Parcela.

 

Data Vistoria: Data da verificação da obra.

Percentual: Porcentagem da obra.

Descrição: Parecer sobre a situação da obra/ação.

Parcela Aprovada: Indica se a prestação de contas foi aprovada.

Situação da Obra/Convênio: Indica se está em andamento, paralisada, concluída, etc.

 

 

Publicação no D.O.E. – Autorizo

 

Esta função pode ser realizada para um ou mais convênios que estejam na mesma situação. Clicar no botão “Convênio” da barra de Menu, e a seguir em “Publicação de Autorização do Governador”.

 

Será exibida tela relacionando os convênios que estão na mesma situação. Clicar na caixa de seleção dos convênios que serão publicados, e a seguir no botão “Selecionar”.

 

Nova tela será exibida com o endereçamento do correio, permitindo alterações, clicar no botão “Continuar”.

 

Nova tela será exibida com o texto de correio pré-formatado, podendo ser ajustado; serão visíveis os botões:

- Enviar E-Mail: Salva as alterações realizadas e envia o correio eletrônico.

- Cancelar: Cancela a operação.

 

A impressão o correio eletrônico será possível logo após o seu envio.

 

 

Reserva de Recursos

 

Indicar o Número da reserva.

 

 

Informações de Assinatura

 

Data da Assinatura: Data da assinatura do convênio pelo Secretário e pela Prefeitura / Entidade.

Data de Publicação DOE: Data da publicação do extrato no DOE.

Número do Convênio: O mesmo.

 

 

Empenho

 

Empenho: Número do empenho.

Data do Empenho: Data da efetivação.

 

 

Pagamento de Parcelas

 

Prog..Desembolso: Número do pedido de desembolso da parcela.

Data: Data de sua efetivação.

Ordem Bancária: Número da Ordem Bancária.

Data Liberação: Data do pagamento da parcela.

 

 

Prestação de Contas

 

- Selecionar a Parcela.

 

Data da Prestação de Contas: Data em que a prestação de contas foi entregue.

Saldo Anterior Rec. Estado: Valor do saldo anterior.

Rendim. Financeiro no Período: Resultado dos rendimentos financeiros obtidos no mercado financeiro.

Rec. Estado Gasto no Período: Valor gasto pela Prefeitura / Entidade dos recursos do estado.

Saldo Bancário Atual: Valor do saldo constante no extrato bancário.

Data de Recolh. do Saldo: Caso tenha algum recolhimento a ser efetuado pela Prefeitura / Entidade.

Rec. Próprio Gasto no Período: Valor dos recursos gastos com dinheiro da Prefeitura / Entidade.

Descrição: Descrição de observações.

Parcela Aprovada: Indica se a parcela selecionada teve sua Prestação de contas aprovada.

 

 

Encerramento

 

Data de Arquivamento.