Ajuda v.1.0
Sumário
Configurando
o Internet Explorer para utilizar o sistema
Acessando
o Sistema Integrado de Convênios
Alterando
seus dados e sua senha
Comunicando-se
com o Gestor do sistema
Consultando
e imprimindo o CRMC
Utilizando
a Barra de Menu – Caixa de Entrada
Utilizando
a Barra de Menu – Administração
Utilizando
a Barra de Menu – Convênio
Utilizando
a Barra de Menu - Ajuda
Utilizando
a Barra de Menu - Fale Conosco
Utilizando
a Barra de Menu - Sair
Cadastrando
e elaborando um Convênio
Abrir o Internet Explorer.
Utilizar o Internet Explorer para acessar o Portal de Convênios em: www.convenios.sp.gov.br
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
“Alterar Cadastro”: Possibilita ao usuário alterar seus próprios dados cadastrais.
“Alterar Senha”: Possibilita ao usuário alterar sua própria senha de acesso.
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Para usuários que utilizam o sistema apenas para consulta / impressão do CRMC:
ü Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
ü Após a autenticação no sistema será exibida uma tela para pesquisa de Prefeitura possibilitando a consulta e impressão do Certificado de Regularidade do Município para celebrar Convênios – CRMC - ou Documento de Irregularidades Encontradas, conforme o caso.
Para demais usuários:
ü Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
ü Após a autenticação no sistema clicar no item de menu “Convênio / Imprimir CRMC”, será exibida uma tela para pesquisa de Prefeitura possibilitando a consulta e impressão do Certificado de Regularidade do Município para celebrar Convênios – CRMC - ou Documento de Irregularidades Encontradas, conforme o caso.
Atenção: Caso ocorram problemas ao abrir a nova janela que exibirá o CRMC ou o documento de Irregularidades Encontradas, será necessário verificar se o software “Adobe Reader” está instalado no computador.
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Após fazer a autenticação no sistema será exibida a tela “Caixa de Entrada” ou a tela “Pesquisar Convênios”, conforme o perfil de acesso do usuário, clicar na aba “Pesquisar Convênios”, se for o caso.
Será exibida tela de Pesquisa com vários “filtros”:
A pesquisa pode ser realizada por Secretaria, Regional, Tipo de Solicitação, Tipo de Entidade, Número do Processo, Situação, Processo Aguardando Pagamento, ou combinando algumas destas opções. As opções Secretaria e Regional estão vinculadas ao perfil de acesso do usuário.
Resultado de uma pesquisa:
Ao clicar sobre o botão “Obs.”, será exibida uma nova janela contendo todas as observações inseridas para aquele convênio.
Ao clicar sobre o link do Número do Processo, será exibida uma nova janela contendo todas as informações do convênio inseridas em cada passo pelo qual o mesmo já passou, bastando clicar sobre o sinal “+” para visualizar os detalhes.
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
A Barra de Menu é exibida logo após a autenticação do usuário no sistema, localiza-se logo abaixo do título do sistema.
Os itens da Barra de Menu são exibidos conforme o perfil de acesso do usuário, e podem ser:
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Será exibida a tela “Caixa de Entrada” do usuário, nesta interface serão exibidos todos os Convênios classificados por situação, conforme o perfil de acesso do usuário. Esta é a principal tela de navegação do sistema.
Os convênios são relacionados e agrupados na situação em que se encontram; para cada situação é exibida a quantidade de convênios.
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Na opção Administração – Usuário - serão exibidos dois itens:
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Nesta opção de menu serão exibidos os itens abaixo, conforme o perfil de acesso do usuário, eles permitem efetuar operações para um ou mais convênios simultaneamente:
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Exibe uma ajuda descritiva ao usuário, permitindo a navegação por tópico.
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Possibilita o usuário comunicar-se com o Gestor do sistema.
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Encerra a comunicação do usuário com o sistema, opção utilizada para sair do Sistema Integrado de Convênios, retornando à tela de autenticação.
Acessar o Sistema Integrado de Convênios.
Após fazer a autenticação no sistema, será exibida a tela “Caixa de Entrada”, ou a tela “Pesquisar Convênio”, ou ainda a tela para consulta/impressão do CRMC, conforme o perfil de acesso do usuário. Clicar na aba “Caixa de Entrada”, será exibida a tela “Caixa de Entrada”, clicar no link “Incluir Novo Convênio”, será exibida a tela “Informações Básicas” do convênio, permitindo a digitação dos respectivos dados. Os campos sinalizados por um asterisco vermelho são de preenchimento obrigatório para a inclusão do Convênio.
O Menu do convênio é montado de forma dinâmica e pode conter até 4 blocos, dependendo da situação:
Navegação
Possui a opção “Detalhes do Convênio”, ao clicar nesta opção será exibida uma nova janela contendo todas as informações do convênio inseridas em cada passo pelo qual o mesmo já passou.
Cadastros
Possui todos os passos vinculados à situação atual do convênio (Em Cadastramento, Elaboração da Minuta, etc.), ao clicar sobre um dos passos será exibida a respectiva tela para preenchimento (Informações Básicas, Documentos Recebidos, etc.).
Outras Opções
Permite inserir/consultar “Observações do Convênio”, ir para a “Caixa de Entrada”, e demais opções.
Fluxo de Trabalho
Permite preencher os Despachos a serem enviados a outras áreas, bem como dar encaminhamento do processo para a próxima fase do fluxo de trabalho, ou retorná-lo à fase anterior.
Entendendo
os Ícones utilizados no Menu do Convênio
Exibido ao lado direito do passo; indica
que o mesmo ainda não foi realizado/preenchido.
Exibido ao lado direito do passo; indica
que o mesmo está preenchido, mas contém inconsistências.
Exibido
ao lado direito do passo; indica que o mesmo está preenchido corretamente.
Importante: Somente após todos os passos exibirem o ícone de um cheque verde
, será possível usar as funcionalidades
do Fluxo de Trabalho.
Regional: Nome da divisão regional.
Tipo de Solicitação: Natureza da solicitação.
Município: Nome do município.
Entidade: Nome da entidade.
Processo Número:O mesmo.
Objeto:
Programa de Trabalho
Programa de Trabalho: Escolher a Unidade de despesa do órgão.
Valor do Estado: Recursos provenientes do Estado.
Ofício de Solicitação: Número do ofício de solicitação de recursos.
Número do Registro no SDM: Número do registro no Controle das Demandas e Atendimento aos Municípios.
Data da Autorização Inicial: Data em que foram autorizados os recursos.
Valor da Autorização: Valor autorizado pelo Estado.
Data de Entrada na Secretaria: Data de recebimento dos documentos da Prefeitura/Entidade.
Contrapartida: Valor da contrapartida do município.
Total do Convênio: Soma do valor do estado e contrapartida.
Resumo da Descrição do Objeto: Síntese do objeto.
Descrição do Objeto: Descrição do objeto detalhada.
- Informações do Gestor e Assistente Técnico
Gestor Nome: Nome do responsável da Prefeitura / Entidade pela prestação de contas.
Gestor Profissão: Nome da profissão do Gestor.
Gestor Registro: Número do CRC.
Assistente Técnico Nome: Nome do responsável da Prefeitura / Entidade pela obra/ação.
Assistente Técnico Profissão: Nome da profissão do Assistente.
Assistente Técnico Registro: Número do CREA.
- Conta Bancária Vinculada ao Convênio
Banco: Número do banco.
Agência: Número da agência.
Conta: Número da conta bancária.
Cidade: Nome da cidade onde está localizado o banco.
Telefone: Número do telefone da agência bancária.
- Outros dados
Vigência do Convênio: Número
de dias de vigência do convênio.
Nº da Lei: Número da lei municipal que autorizou a celebração do convênio.
Data da Lei: Data de assinatura da lei.
Destinação da Lei: Descrição do objeto que autoriza a Prefeitura / Entidade a firmar convênios.
Situação da Documentação: Indica se a documentação foi recebida ou não.
Data de Recebimento (1ª Remessa): Data da entrada da documentação.
Documento: Título do documento.
Situação: Indica se o documento foi recebido ou não
Data Recebimento: Data de chegada do documento na Secretaria.
- Botões
Solicitar Documentos: Envia correio à Prefeitura / Entidade solicitando documentos.
Histórico de Solicitações: Exibe informações sobre as solicitações já efetuadas.
Parcela: Número da Parcela.
Valor: Valor da Parcela.
Serviço: Nome do serviço que será executado.
Qtde Física: Quantificação dos serviços.
Informações
para Elaboração da Minuta
Possui informações complementares para a elaboração da Minuta.
As informações necessárias a este passo são variáveis, pois o conteúdo da Minuta depende do tipo de solicitação.
Texto livre.
Possui informações complementares para a elaboração da Minuta.
São exibidas as informações inseridas em passo anterior (Informações para Elaboração da Minuta), podendo ser atualizadas; estas informações são variáveis, pois o conteúdo da Minuta depende do tipo de solicitação.
Possibilita a impressão da Minuta. Caso ocorram problemas ao abrir a nova janela que exibirá a Minuta, será necessário configurar a segurança do navegador internet.
Texto livre.
- Selecionar a Parcela.
Data Vistoria: Data da verificação da obra.
Percentual: Porcentagem da obra.
Descrição: Parecer sobre a situação da obra/ação.
Parcela Aprovada: Indica se a prestação de contas foi aprovada.
Situação da Obra/Convênio: Indica se está em andamento, paralisada, concluída, etc.
Publicação
no D.O.E. – Autorizo
Esta função pode ser realizada para um ou mais convênios que estejam na mesma situação. Clicar no botão “Convênio” da barra de Menu, e a seguir em “Publicação de Autorização do Governador”.
Será exibida tela relacionando os convênios que estão na mesma situação. Clicar na caixa de seleção dos convênios que serão publicados, e a seguir no botão “Selecionar”.
Nova tela será exibida com o endereçamento do correio, permitindo alterações, clicar no botão “Continuar”.
Nova tela será exibida com o texto de correio pré-formatado, podendo ser ajustado; serão visíveis os botões:
- Enviar E-Mail: Salva as alterações realizadas e envia o correio eletrônico.
- Cancelar: Cancela a operação.
A impressão o correio eletrônico será possível logo após o seu envio.
Indicar o Número da reserva.
Data da Assinatura: Data da assinatura do convênio pelo Secretário e pela Prefeitura / Entidade.
Data de Publicação DOE: Data da publicação do extrato no DOE.
Número do Convênio: O mesmo.
Empenho: Número do empenho.
Data do Empenho: Data da efetivação.
Prog..Desembolso: Número do pedido de desembolso da parcela.
Data: Data de sua efetivação.
Ordem Bancária: Número da Ordem Bancária.
Data Liberação: Data do pagamento da parcela.
- Selecionar a Parcela.
Data da Prestação de Contas: Data em que a prestação de contas foi entregue.
Saldo Anterior Rec. Estado: Valor do saldo anterior.
Rendim. Financeiro no Período: Resultado dos rendimentos financeiros obtidos no mercado financeiro.
Rec. Estado Gasto no Período: Valor gasto pela Prefeitura / Entidade dos recursos do estado.
Saldo Bancário Atual: Valor do saldo constante no extrato bancário.
Data de Recolh. do Saldo: Caso tenha algum recolhimento a ser efetuado pela Prefeitura / Entidade.
Rec. Próprio Gasto no Período: Valor dos recursos gastos com dinheiro da Prefeitura / Entidade.
Descrição: Descrição de observações.
Parcela Aprovada: Indica se a parcela selecionada teve sua Prestação de contas aprovada.
Data de Arquivamento.